segunda-feira, 5 de julho de 2010

Aposentado nutre paixão por discos

O passado não volta, mas preservá-lo é uma forma de voltar aos velhos tempos, lembrar de bons momentos, lembranças que serão guardadas de diversas formas, cada um a sua maneira. Fotografias, filmes, objetos, cartas, enfim, não importa o que seja, o que vale é o sentimento que representa para cada um. ‘’Quem vive de passado é museu’’, assim diz o ditado. Relembrar o passado não é se esquecer de viver, e sim, guardar lembranças de tempos antigos, mas sempre com os pés no chão, olhando para o presente.
Colecionar discos também é uma forma de se preservar o passado. O aposentado Sinézio Delgado Martins guarda essas ‘’relíquias’’ desde o final dos anos 70, quando se interessou pela música brasileira, música sertaneja, de raiz. ‘’Para mim, a música não tem idade, e sim, qualidade’’, disse.
Sinézio adquire os discos comprando e ganhando de pessoas quando querem se desfazer, ou quando vão jogar fora. Ele tem cerca de 1300 Lp’s de diversos estilos musicais como sertanejo, caipira, anos 60, 70 e 80. Tudo muito bem guardado em estantes localizadas em um quarto especial nos fundos de sua casa reservado para esses tesouros e outros objetos de seu Sinézio. Dois toca discos estão nesse quarto. O terceiro está na cozinha. As plantas, como um bonito pé de acerola, bananeira também embelezam o quintal grande de seu Sinézio. Os guardiões do quintal são dois cachorrinhos simpáticos que brincam e brigam ao mesmo tempo. Sinézio também gosta muito da compania dos animais.
Disse também que é fã da música brasileira. Entre alguns exemplos de artistas, seu Sinézio possui discos de Alvarenga e Ranchinho, do seresteiro Francisco Alves, considerado o ‘’rei da voz’’, dos também seresteiros Francisco e Petrônio, de Silvio Caldas, Altemar Dutra, Pixinguinha, Clara Nunes, Dalva de Oliveira, Raul de Barros, considerado o maior trombonista do Brasil, Demônios da Garoa. ‘’Gosto apenas no estilo de música da banda, porque o nome, não me agrada’’, brincou. Ele também possui discos de Waldir Azevedo, Emilinha Borba, Ataúfo Alves, Ermelinda Pedroso Rodríguez D'Almeida, mais conhecida como Perla, que segundo seu Sinézio, é um grande admirador da cantora. Outros artistas também se destacam nessa grande coleção como Tião Carreiro e Pardinho Tonico e Tinoco, Luís Gonzaga, o rei do baião, Ary barroso, Nelson Gonçalves, banda da Polícia Militar, banda dos Bombeiros de Minas Gerais, banda da Guarda Civil, banda da Força Pública, Altamiro Carrilho, considerado maior flautista do Brasil, Mário Zan, sanfoneiro muito conhecido, além de músicas orquestradas como Ray Conniff e Maurice Ravel .
Também possui um disco que conta a história do aparecimento de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba, encontrada partida em duas partes por um pescador.
Músicas evangélicas antigas também fazem parte de sua longa coleção. Ao todo, são 400 discos evangélicos. Entre os artistas estão Feliciano Amaral, Cecília de Souza, Edgar Martins, Otoniel e Eziel (falecidos em um acidente de carro). O folclore português também é apreciado por Seu Sinézio. Roberto Leal é um exemplo deles.
A paixão pela música não veio somente com a coleção de discos. Seu Sinézio tocou clarinete na banda Assembléia de Deus em Volta Redonda nos anos de 1958 a 1962. Também tocou na banda Assembléia de Deus de Cubatão durante 18 anos. Outra banda foi a da Prefeitura com o maestro Roberto. Nessa banda, tocou baixo tuba.
Seu Sinézio tem uma história de muitos anos com a cidade de Cubatão. Aos 69 anos de idade, viúvo, pai de 4 filhos e morador há 48 anos, foi vereador de 1983 a 1992, na época do presidente Pedro Hildebrando Costa. Também trabalhou 6 anos como Assessor de Oswaldo Justo, quando foi deputado estadual de 93 a 99. ‘’Admirava o trabalho dele e a sua personalidade. Ele era um político de tradição, um homem íntegro, ’’ contou.
Todos os dias Sinézio gosta de ouvir seus discos. Ele também possui fitas cassetes. Seu programa preferido de domingo é assistir Inezita Barroso e Rolando Boldrin na Tv Cultura. Gosta também das notícias de rádio. Se sente bem em mostrar sua coleção aos amigos e só empresta para aqueles que tiverem realmente um cuidado especial.
Atualmente é Diretor do Sindicato Nacional dos Aposentados de Cubatão e São Vicente. ‘’Nossa luta é para recuperar o poder de compras dos aposentados. Além de ser pouco o aumento que foi aprovado, 7,72%, ainda existem ameaças do governo em vetá-lo’’, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário