segunda-feira, 5 de julho de 2010

Hospital comemora o dia do paciente com programação para todas as idades

É um dia pouco conhecido, mas que a partir de agora será lembrado a cada ano. 24 de junho é o dia do paciente. Para homenagear todos aqueles que consultam médicos ou profissionais da área de saúde, o Hospital Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva reservou uma programação especial nesse dia importante. Pela primeira vez, o local que recebe mais fluxo de pacientes, criou uma forma de agradecer a todos os que estão dentro do hospital, ou seja, internados e para aqueles que vêm se consultar, fazer exames. Sejam eles de pouca idade ou não, todos eles são especiais. “É uma data importante. Os pacientes são o foco de cada trabalho, de cada projeto que é desenvolvido. Tudo o que é feito, é em benefício deles, tanto para os pacientes externos, quanto para os internos (quem está internado). A programação é uma forma de entreter as pessoas que estão internadas”, disse a Assistente Social Fernanda de Freitas.
A programação pelo dia do paciente foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização, que faz parte do hospital. Depois de muita pesquisa e também com a colaboração da direção do hospital, o evento pôde ser organizado e realizado. Tudo começou com um gostoso lanche, fornecido pelo Serviço de Nutrição e Dietético do hospital, no laboratório. Quem foi fazer exame de sangue, não saiu com fome. Pôde fazer um lanche. Salgados e refrigerantes foram servidos para quem entrava ou saía do laboratório. Estavam em uma mesa, no lado de fora do laboratório. “O evento é uma forma de agradecimento a todos os pacientes, sejam eles de qualquer idade”, completou Daniela Câmara, representante do Grupo de Trabalho e Humanização e psicóloga.
O fluxo de pacientes foi grande, porém, não sabiam o porquê do lanche servido. Um exemplo foi o da secretária do lar Zeni Abreu da Silva. “Não sabia que era o dia do paciente. Amei o lanche, estava muito bom”. O aposentado José Donizete da Silva não estava muito por dentro do acontecimento, mas sabia da existência do dia do paciente. “Adorei, mas poderia ser assim todos os dias”, brincou. O também aposentado Wilson Guilherme Ferreira estava de saída quando se deparou com o lanche. “Eu estava saindo e estava com fome. Esse lanche veio em boa hora. Aproveitei a oportunidade para fazer um lanchinho. Sabia que era o dia era do paciente”.
No ambulatório, o lanche também foi servido. Já no setor de imagem, quem veio tirar raio-x, fazer tomografia, ultrasom ou endoscopia e gostar de doces, vai se esbaldar na mesa de guloseimas.
Quem esteve na parte de pediatria, maternidade, clínica médica masculina e feminina e na clínica cirúrgica teve uma tarde muito agradável, com muita emoção. A colaboradora do setor de comunicação do hospital e também cantora Nathália Etinger passou em cada setor convidando os pacientes a viajar pelo mundo da musica e se encantar com sua bela voz. Os estilos escolhidos foram Pop e MPB. É a chamada Musicoterapia, um tratamento que provou trazer bons resultados através da música para quem está em fase de tratamento ou recuperação. “O dia do paciente é todo dia, hoje é só um dia específico para comemorar, quebrar a rotina e trazer alegria para eles”, disse a cantora. As músicas selecionadas por ela foram: Bem que se quis- Marisa Monte; Amor Perfeito- Roberto Carlos, Coleção- Ivete Sangalo; Gostava tanto de Você- Tim Maia; Quero te encontrar- Kid Abelha. Funcionários e enfermeiras receberam uma mensagem de agradecimento Junto a eles, acompanhantes e os próprios pacientes apreciaram a bonita voz de Nathália, cantando em homenagem a todos. “Nós não estaríamos aqui se não fossem vocês”, completou Daniela Câmara. Em um dos quartos havia uma aniversariante que recebeu uma bonita homenagem com a música Alma Gêmea, de Fábio Jr.
A criançada também teve uma tarde muito especial e divertida. A brinquedoteca foi toda decorada para que o Arraiá fosse uma verdadeira festança. Com direito a pipoca, cachorro-quente, quadrilha e até um casamento pra lá de engraçado, onde o noivo deu tudo quanto foi desculpa para não casar e assistir aos jogos do Brasil. Coitada da noiva. O teatro foi feito por colaboradores do hospital, vestidos à caráter para divertir e animar a garotada. Entre sorrisos e muita timidez, as crianças também fizeram parte do teatro. Depois o lanche foi servido e todos puderam brincar nas barracas de pescaria, boca do palhaço, argolas e boliche. “Agradeço ao hospital e sua equipe por cuidarem de minha neta Kauane. Ela teve duas paradas cardíacas, estava com tétano foi transferida para cá pelo mesmo médico que cuidou dela em Santos. Ela está há 3 semanas aqui e foi muito bem cuidada” disse Agusta Santos de Souza, avó de Kauana. Estava feliz ao ver que a neta brincou e dançou junto com a quadrilha, que teve uma tarde diferente e agradável, fora da rotina dura de um hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário