segunda-feira, 5 de julho de 2010

"Lá vêm as noivas’’...

Casamento Comunitário 2010 emociona casais e convidados
Por Marisol de Andrade e Liliana Caldeira

Ansiedade, nervosismo, tranqüilidade. O sentimento pouco importa, o mais importante naquele momento era a alegria de realizar um sonho. Aquilo que toda mulher deseja quando encontra alguém especial, porém muitas vezes, as condições financeiras dificultam a realização desse sonho especial. Isso acabou. Quem quer se casar, mesmo sem ter dinheiro para festas e outras despesas, pode oficializar a união com a pessoa amada, sem pagar nada.
Para isso existe o casamento comunitário. Onde os casais oficializam a união de amor sem ter muitas despesas. O Casamento Comunitário 2010, aconteceu no dia 29 de maio no Ginásio Castelo Branco e reuniu centenas de casais de várias idades, com histórias diferentes, mas com mesmo objetivo: casar. O evento contou com uma bela decoração, tapete vermelho, flores e, as noivas estavam como manda o figurino. Vestidos brancos de todos os tipos. Outras já optaram por outras cores para a vestimenta, mas não fazia diferença, pois o dia e o momento tão especiais não tinham regras.
A prefeita de Cubatão Márcia Rosa esteve na cerimônia e cumprimentou os casais que iriam subir no palco e oficializar o amor. ‘’Quando eu entrei, conversei com um casal e perguntei se eles iriam se casar. Responderam que iriam se casar no ano que vem, pois estavam casando os três filhos naquele dia’’, contou.
Casais felizes, cada um com sua história e seu tempo de união. Alguns já possuem filhos com seus parceiros atuais e um sonho realizado. É o caso de Jonilda Cintra Silva , de 26 anos e Josias Pereira, de 29. Estão juntos há 8 anos e estavam no casamento comunitário, por iniciativa de Jonilda. ‘’Fiquei bastante assustado quando ela disse que iríamos formalizar o casamento’’, contou o noivo. Eles eram vizinhos e conversavam pouco. Um dia Josias tomou coragem e foi até a casa de Jonilda chamá-la pra sair, mas ela sempre dizia não. Ele não desistiu e ficou uma semana tentando chamar Jonilda pra sair. ’’Todos os dias ele estava lá me chamando pra sair’’, disse Jonilda. Até que ela aceitou e os dois começaram a namorar em dezembro de 2002. O namoro durou 3 meses. Depois, o casal resolveu morar junto. A aceitação dos pais com o casamento foi boa porque como eram vizinhos, todos já se conheciam. O casal tem 2 filhos. Kamilly de 8 anos e Gustavo de 5 anos. Jonilda se queixa que o noivo sai muito com os amigos e espera que depois de casados oficialmente, Josias seja mais caseiro. Já o noivo espera que Jonilda seja mais paciente porque ela é muito nervosa, explosiva.
No caso de Lilian Lopez de 26 anos e Tiago Rodrigues de 25, ela também teve a iniciativa de formalizar a união. Os dois moravam no mesmo bairro e já se gostavam, porém, nenhum dos dois admitia o sentimento um pelo outro. Ele a convidou pra sair e com 2 dias, já estavam namorando. Moram juntos há 3 anos e suas famílias também se conheciam e por, isso a boa aceitação. ‘’Esperamos fidelidade, respeito depois do casamento oficializado’’, disse Lilian. Os dois são caseiros e Tiago ajuda nas tarefas domésticas e também sabe cozinhar.
Não são somente os jovens que possuem o desejo de casar. Roque José Alencar de 61 anos e Keila Alencar, de 52 também estavam no evento para oficializar a união de 20 anos. O casal tem uma filha, Raísa, de 20 anos. ‘’Minha filha estava na internet e viu que haveria o casamento comunitário. Então resolvi que iria me casar este ano’’, contou Keila. Ela também tem outro filho, de seu outro casamento, Fábio de 32 anos, que possui um bom relacionamento com Raísa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário