segunda-feira, 5 de julho de 2010

Cubatão está pronta para a Copa


Hoje é o dia! Prepare a pipoca, as cadeiras, a família, cachorro, papagaio, periquito, a vizinhança toda e principalmente o coração. A cada quatro anos o Brasil inteiro costumar parar para ver o maior espetáculo esportivo da Terra: a Copa do Mundo de futebol. Neste ano, principalmente, parece que a gente ficou contando os dias para que o grande dia chegasse. E, finalmente, chegou. Pela primeira vez, o continente africano receberá um campeonato deste porte, com sede na África do Sul. Os jogos começam hoje (11), mas a abertura aconteceu ontem, no Orlando Stadium, na capital Johannesburgo, com apresentações de Shakira, Black Eyed Peas, Juanes, John Legend e Alicia Keys, além dos anfitriões Vusi Mahlasela, BLK JKS e The Parlotones, entre outros artistas. A abertura também contou com a presença do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. A primeira partida começa com África do Sul e México, às 11 horas. O Brasil, que faz parte do grupo G, estréia no dia 15, contra a Coreia do Norte, mas também enfrentará a Costa do Marfim e Portugal.
Aquecimento no comércio cubatense
A Copa não movimenta apenas o turismo local, mas aquece, consequemente, a economia global. Desde bandeirinhas a televisores, vários segmentos faturam a mais do que em outras épocas. Em Cubatão, vários comércios se prepararam para a Copa e esperam vender mais principalmente quando o Brasil começar a jogar. Segundo o gerente do Bazar Estrelas, Manoel Martins, há dois meses a loja já estava vendendo camisetas e depois começou a bandeiras, cornetas, entre outros produtos que compõem o figurino de um torcedor. “Já não temos mais nenhum estoque desses produtos, apenas o que está na loja”, afirma. Na sua opinião, o que mais tem saído são as camisetas e as bandeiras de pano. Também é possível encontrar chinelos, gorros, adesivos e fitas para decorar as ruas.
O período de jogos também é um motivo para entrar na moda feminina. Além das tradicionais camisetas, é possível encontrar bijouterias, esmaltes e até roupas íntimas. Na Loja das Calcinhas, a gerente Janete Gonzaga afirma que a mulherada vem comprando lingeries verde-amarelas ou com a bandeira do Brasil. O mais inusitado é a fantasia de torcedora. “A fantasia está agradando bastante. Até agora vendemos dez, mas o número vai aumentar a partir do primeiro jogo do Brasil”, afirma Janete. Quanto aos acessórios, a gerente da Arte Moderna, Ana Angélica, fez questão de trazer à loja peças que ela considera mais “finas”. “Além das pulseiras de plástico e das presilhas, temos também colares com strass, brincos de metal, entre outros. Percebemos que as mulheres não querem usá-los apenas para assistir aos jogos, mas também para sair e ficar bonita independentemente do momento”, diz.
A comerciante Cristina Martins está muito confiante de que o Brasil vai jogar bem. Para ela, o Hexa será nosso. “A festa é algo que o povo brasileiro gosta. É a época em que o povo se alegra porque brasileiro é um povo festeiro”, brincou. As vendas dos utensílios da copa como bandeiras, tiaras, bonés estão boas. “Vendi bastante”, comemora a vendedora da Betsda Bazar, no Jardim Nova República. Segundo ela, a Copa traz uma expectativa melhor de vida, pois sai da monotonia. A cidade e a rua ficam bem mais animadas.
Outra loja que também se preparou é a Lucila Bijouterias. A balconista Aline Ribeiro da Silva conta que a loja está oferecendo desde bandeiras a bolsas. “As clientes também procuram por esmaltes com as cores da bandeiras, já que as cores fortes também estão na moda”, afirma. É possível encontrar presilhas, elásticos para cabelo, faixas, brincos, entre outros acessórios.

Ruas de Cubatão em ritmo de Copa
Vai começar a festa. Está tudo pronto. Cubatão também. Ruas enfeitadas, torcedores animados, ansiosos e confiantes no time do técnico Dunga. Brasileiros que não vêm a hora de começar e ver o país do coração entrar em campo e trazer o Hexa pra casa.
Jardim Nova República – A animação contagia os moradores dos bairros verde-amarelos. Um exemplo bem decorado e de torcedores bem animados para essa festa é o Jardim Nova República. A rua Jaime Duarte, antiga rua 5 está bem preparada e a decoração está quase pronta. A grande artista desse ano na rua é a moradora e cantora de forró Marizete Ferreira. Alegria e animação para pintar a calçada não faltaram em Marizete. “A rua está animada para ver o Brasil ganhar a Copa”, comentou. Toda época de copa é a mesma coisa, os vizinhos se reúnem e um grupo de moradores pinta a rua. “Reuniremos os vizinhos para assistirem aos jogos. Faremos festa junina com direito a muito forró”, brincou. Na opinião de Marizete, Robinho e Kaká farão muitos gols para o Brasil.
O professor de computação, e também morador, Thiago dos Anjos Silva, ajudou na decoração da rua. “O Brasil vai se sair bem porque fez um ótimo trabalho nos amistosos. Estávamos na dúvida de pintar a rua, mas como o Brasil se saiu bem, resolvemos pintar”, brincou. Para ele, a Copa é uma festa bonita e a rua fica mais animada, além da cidade. E isso só acontece de quatro em quatro anos. Os artilheiros, em sua opinião, serão Robinho e Kaká.
A moradora e doméstica Arlinda de Jesus estava muito alegre ao pintar a sua rua. “Espero que o Brasil jogue bem. Até o último momento, tem que ser confiante”, disse. Para ela, é uma festa bonita, onde os vizinhos estarão reunidos para torcer e comemorar. Seu palpite como artilheiro é o Robinho.
A estudante Cristiane Nascimento acha que Dunga fez uma boa escolha para o time. “Vai ser uma festa, porque os vizinhos se reúnem e a cada gol, uma golada”, brincou. Para ela a cidade e a rua ficam mais animadas e em cada canto existe um grupo pintando, torcendo. Este ano, os moradores dos fundos se uniram para comprar o material e enfeitar a rua com as cores verde e amarelo. Cada um faz uma coisa, um desenha e o outro pinta. Segundo ela, a iniciativa de enfeitar a rua é boa. Seu palpite ficou com Luís Fabiano e Robinho.
O estudante Rodrigo Guedes, morador da rua Jorge Farah, também no Jardim Nova República acredita no bom desempenho do Brasil e espera o Hexa. “É a primeira vez que ajudo a pintar essa rua, mas ela já foi pintada várias vezes em época de Copa. Todos se reuniram deram uma quantia para comprar tinta, pincel”, contou. Para ele a festa da Copa é legal para reunir o pessoal da rua, assistir os jogos e assim, ver o Brasil sair campeão. Em sua opinião, a cidade fica diferente nessa época, as ruas ficam mais bonitas. Seu palpite também é de Robinho.
O também estudante Gilson Júnior tem a confiança de que o Brasil será hexacampeão. Ele gosta de ver a rua pintada, pois ela fica mais elegante, mais alegre. “A festa da Copa é animadaa, pois todos se divertem”, disse. Kaká e Robinho são seus palpites para os melhores gols.
Vila São José – A rua Armando Marques Lourenço, na Vila São José, também estava decorada e preparada para torcer pelo Brasil. A comerciária e moradora Lucinéia Salazar contou que quem pintou a rua esse ano, foi seu filho Kauê, de 11 anos, Rubens Salazar, irmão de Lucinéia, amigos de Kauê e também o vizinho da frente, seu Xavier. Rubens e Xavier compraram as tintas a enfeitaram a rua. Em sua opinião, o Brasil vai jogar bem e a rua fica mais bonita. Toda vez que tem Copa, pintam a rua. “Fui a Minas Gerais, aproveitei e trouxe muitas coisas da Copa para meu filho. Trouxe cornetas, uma grande e outra pequena, uma peruca de moicano verde e amarelo, pulseira, spray de cabelo também verde e amarelo’’, contou. Para ela, Robinho fará muitos gols.
O filho de Lucinéia, Kauê Salazar, de 11 anos contou que sempre pintou a rua, para ela ficar bonita. “Fiquei totalmente pintado de verde e amarelo”, brincou. Kauê, com ajuda do tio e de um amigo pintou a bandeira brasileira e escreveu “Rumo ao Hexa”. Na opinião de Kauê, o Brasil jogará bem e Robinho será o artilheiro. Disse também que na outra Copa também pintou a rua. “Mesmo se o Brasil perder, o que importa é torcer”.
Fabrício Araújo, de 13 anos, amigo de Kauê também ajudou a pintar a rua. “Foi a primeira vez que pintei a rua. Foi bem legal, eu gostei”, disse. Também confia no bom desempenho do Brasil e torce para Robinho fazer muitos gols.

Moradores dão seus palpites
Percorremos a avenida Nove de Abril para saber o que alguns cubatenses pensam sobre o desempenho do Brasil na Copa e quem eles acham que será o campeão. A maioria quer ver o Brasil na final com a Argentina.
Heleno Severino Braz, montador rigger, 49 anos
Estou confiante de que o Brasil irá ganhar. Também confio no Dunga. Acho que o Brasil chega à final com a Argentina e ganha de 3 a 1.

Sérgio Ribeiro Andrade, decorador, 32
Pra mim o capitão Dunga é um diferencial. Ele está preparado para ir à Copa, apesar de que ele deveria ter convocado o Ronaldinho Gaúcho. Mas acredito que o Robinho fará uma grande atuação. Se o Brasil chegar à final, quero que jogue contra a Argentina, para ganhar de 3 a 0. Isso dá um sabor diferente à nossa vitória.

Nelson de Souza Lopes, autônomo, 53 anos
Sempre tenho fé de que o Brasil vai ganhar, mas racionalmente acho que só chega nas oitavas de final, pois eu aposto mesmo é na Itália. Mas, se chegar, quero ver o Brasil ser hexa contra a Argentina, de 2 a 1. E ainda acho que o Dunga deveria levar o Ganso e o Neymar. Na verdade, acho que todo o brasileiro deveria também participar da escolha, assim como a gente vota em um político.

Josivaldo Barbosa, enfermeiro, 48 anos
Eu acho que o Dunga deveria ter escalado Gaúcho, Roberto Carlos e Adriano. GRafiti ainda não está preparado. Mas pela experiência do Dunga, acho que o Brasil poderá jogar bem, porém fica nas oitavas, pois acho que a Espanha é mais forte. Mas a gente tem que acreditar sempre no Brasil, ganhando obviamente da Argentina, numa disputa bem acirrada, de 1 a 0.

Cláudio Luiz Mendes, motorista, 44 anos
Eu acho que o Brasil não passa das quartas de final e quem tem grandes chances de ganhar é Argentina, Alemanha ou Espanha. O Dunga precisa se preocupar com a armação do meio campo. Prefiro que o Brasil perca nas quartas do que na final, é menos dolorido pra nós.

Rita Leite Bezerra Damasceno, comerciante, 42 anos
Sinceramente não sei quem vai ganhar, mas vou torcer para o Brasil ser hexa e ainda ganhar da Argentina.

Maria Leite Ferreira, comerciante, 45 anos
Acho que o Brasil está pronto realizar boas partidas e chegar à final. Quero vê-lo ganhar da África do Sul, assim como ele ganhou da Alemanha na Copa de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário