segunda-feira, 5 de julho de 2010



Professora de Fisioterapia ganha prêmio por destaque em Podosturologia

Empresários de outros estados, vereadores e governadores procuram pelo trabalho de Jecilene porque sentem dores e precisam tratá-la.


O corpo humano possui sua linguagem, que, muitas vezes incomoda. A dor é a maneira que o corpo se comunica ‘’avisando’’ que há algo errado. A dor nas costas é um exemplo,pelo qual mostra que a postura não está boa. Existe uma área na parte de Fisioterapia, que envolve a avaliação e tratamento da postura corporal chamada Posturologia. Dentro do curso, estão inseridos outros, mais específicos, com relação à postura.

A professora das disciplinas de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Jecilene Rosana Costa, foi indicada e recebeu o prêmio Top Fisio pelo destaque na área de Podosturologia, que é o estudo da postura, da cabeça aos pés. ‘’Os conceitos de postura são passados para os alunos baseado nas cadeias musculares’’, explica Jecilene. Para ela, a área é ampla e muitos profissionais estão se especializando nisso.

Existem diversos cursos que ajudam na parte postural como: RPG (Reeducação Postural Global); Cadeias Musculares de GDS (Godelieve Dennis Stuff); Cadeias Musculares de Leopoldo Busquet. A avaliação e o tratamento dessa dor e de outros tipos são a Osteopatia e também o Maitland. ‘’O importante é a abordagem global do paciente. Observar o segmento do corpo. Se alguém sente dor, é preciso descobrir o que leva a esta dor’’, diz.

A Fisioterapia é conhecida pela não utilização de remédios. ‘’ Os fisioterapeutas usam as para a cura dessas dores. Eles modelam o corpo das pessoas com as mãos. Com isso, consegue-se um equilíbrio muscular e a conscientização corporal do paciente’’. Na opinião da professora, a Fisioterapia não é uma simples profissão, e sim, uma vocação, um dom de Deus. Ela utiliza esse dom ajudando as pessoas a tirar a dor e modela o corpo, o que ajuda na descoberta de outras dores.

Jecilene explicou que o corpo e a mente estão interligados e que, com essa conscientização corporal, é possível modificar parâmetros de pensamentos. ‘’Eu trabalho com crianças oriundas de favelas. Meus alunos comentam com naturalidade que viram alguém ser assassinado na esquina de uma rua ou ter ouvido tiros’’. Ela conta que uma criança que vive nesse tipo de realidade não possui a postura física correta, seu corpo não irá se desenvolver da maneira mais adequada devido à essas situações que mexem com o emocional de cada uma.

Jecilene Costa é professora de Fisioterapia da Unisanta, desenvolve o trabalho com postura há 12 anos, faz doutorado e defenderá sua tese no mês de novembro, na Unifesp. O tema defendido pela docente é sobre a postura física inadequadas das crianças atualmente. ‘’Às vezes, os pais não sabem qual a postura correta, por falta de orientação, por isso os filhos também não sabem como manter sua postura física’’, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário