segunda-feira, 5 de julho de 2010


Comunidade Portuguesa em festa


“É uma casa portuguesa com certeza. É com certeza uma casa portuguesa”. A bela canção de Amália Rodrigues interpretada pelas simpáticas integrantes do Coral da 3ª Idade Raízes da Serra fechou a cerimônia de homenagem ao Dia de Portugal, Dia de Camões, importante poeta português e dia das comunidades portuguesas, realizado no dia de 10 de junho na Praça Portugal. Os dois países se uniram para celebrar a união dos laços entre portugueses e brasileiros.
O evento iniciou com a execução dos Hinos Nacional Brasileiro, de Portugal e de Cubatão, além do hasteamento das principais bandeiras: O vice-prefeito de Cubatão Arlindo Fagundes Filho, representando a prefeita Márcia Rosa hasteou a bandeira do Brasil, o Cônsul de Portugal em Santos, Armênio Mendes fez as honras à bandeira de Portugal, a bandeira de São Paulo foi hasteada pelo chefe de gabinete Gerson Alberto Guimarães, o presidente da Associação Luso Brasileira de Cubatão, Armando Campinas Reis hasteou a bandeira da província de Aveiro, seguido do novo presidente eleito da Associação Luso Brasileira de Cubatão, Henrique Marcelo de Souza, que hasteou a bandeira de Cubatão.
Após a execução dos hinos, os convidados colocaram flores no monumento em homenagem à Luiz Vaz de Camões, falecido em 1580. Em seguida, o Coral Raízes da Serra regida pela Maestrina Sandra Diogo Moço interpretou as músicas Foi Deus, de Amália Rodrigues, Canção do Mar, de Dulce Pontes e Casa Portuguesa, também de Amália Rodrigues. Integrante do coral há 19 anos, Isabel Martins de Freitas contou que ficou viúva e não saía de casa de jeito algum. Ficava em casa, sozinha, mas sempre cantando. Com o apoio da filha, hoje participa do coral, joga vôlei e também marca presença no grupo de teatro. ”Não paro mais em casa”, brincou.
A homenagem também comemorou os 4 anos de existência da Associação Luso Brasileira de Cubatão. Fundada em 2006, seu principal objetivo é dar continuidade ao reforço dos laços das comunidades portuguesas. “Mário Jorge de Oliveira, Antonio Ferreira Duarte e Manuel Alves Fernandes faziam esse trabalho de unir as comunidades há 25 anos. Tivemos a adesão de 150 portugueses, ou seja, pessoas que cultivam as raízes e não esquecem os feitos dos seus antepassados’’, disse o presidente da Associação, Armando Campinas.
Ele também homenageou Armênio Mendes pelo seu trabalho realizado no Consulado Português em Santos, o 2º no Brasil, sobre o documento de dupla cidadania, um direito de todo descendente de português. Dois anos era o tempo que demorava até documento ficar pronto. Havia muito transtorno, que fez com que muitas pessoas deixassem de ser cidadãos portugueses. Atualmente, o processo está mais rápido. Em 15 dias é possível retirar o passaporte português. O requerimento para entrada da dupla cidadania sai em 2, 3 meses. ‘’Uma homenagem justa para um homem que mudou a história do Consulado Português”, finalizou.
O Consul de Portugal em Santos, Armênio Mendes recebeu uma placa e disse estar orgulhoso por estar em Cubatão, agradecendo o convite deste ano, pois em 2009 não pôde comparecer à cerimônia. “É um orgulho para nós portugueses nesse dia. Um país pequeno, mas com grandes feitos. Os portugueses foram em busca de aventuras e não tiveram medo de perderem suas vidas. Devemos muito a essa terra, pois a qualidade de desenvolvimento que o Brasil tem nos dá orgulho por ter sido descoberta pelos portugueses”, disse. Se mostrou surpreso quando chegou a Cubatão e soube que a comunidade portuguesa é grande. Armênio contou que no consulado estão inscritos 33.000 portugueses e que por dia, são atendidas 70 pessoas. Ao longo de sua gestão, de 15 meses, 2.000 passaportes foram tirados e mais de 1.000 documentos de cidadania portuguesa foram entregues. “Renasceu a esperança das pessoas buscarem pela cidadania portuguesa” comentou.
O chefe de gabinete Gerson Rozo, também presente na cerimônia, referiu-se à Camões como excelência de representação para o povo português, além de símbolo da pátria. “Os portugueses atravessaram o mar desconhecido para descobrir novas terras e se tornaram uma potência no desenvolvimento naval”, explicou. Para ele, a grande vitória foi conquistada pelas pessoas que voltaram ao consulado e exigiram seus direitos, a dupla cidadania.
A posse do novo presidente da Associação Luso Brasileira de Cubatão, Henrique Marcelo, será realizada hoje( sexta-feira) durante o Baile da Associação Luso Brasileira de Cubatão, no Bloco Cultural, que fica na Praça dos Emancipadores s/nº às 21 horas.
Neto de portugueses da província de Aveiro, o novo presidente pensa em unir ainda mais portugueses e brasileiros. A Copa deste ano é uma boa oportunidade, quando o Brasil enfrentará Portugal no dia 25/06. ‘’Penso em reunir todos no Bloco Cultural para torcer juntos e fazer uma grande festa. “, disse.
Após a cerimônia, todos se dirigiram para O Bloco Cultural para prestigiar a apresentação musical de Amaury Fontes.
Quem chegou ao Brasil na década de 50, por exemplo, também veio prestigiar a comemoração. É o caso do comerciante Sirvino Julião da Silva. Está no Brasil há 59 anos, veio de Aveiro para cá em 1953. Pra ele, Brasil e Portugal representam países irmãos. “Já fui 5 vezes à Portugal. Gosto de alugar uma casa na praia e visitar meus parentes em Aveiro. Fico uns 2, 3 meses lá”, contou. Disse também que a primeira vez que foi à Portugal, em 1989, o passaporte demorou 3 meses para sair. E que agora as coisas evoluíram muito e ficou mais fácil de retirar o passaporte para ir à Portugal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário